KOMBY VELHA


Eu não sou muito de escrever em blog, na verdade meu negócio é ler e não escrever ( o "bixim" nem é sabido). Mas pode ser uma boa experiência de aprendizado interior e uma boa forma de treinar a escrita.
Ontem, depois de um dia achando que os meus problemas eram maiores do que todo mundo e que minha cruz era maior que a do próprio Cristo, me encontrei com um amigo dos tempos de seminário e fugidas de retiros para tomar cachaça num boteco em Aratuba. Poderia ser mais um encontro daqueles onde ( a la Chico Buarque, sinal fechado) ,das duas uma, ou você sai achando que a sua cruz é sim do tamanho que você imaginava, ou que os seus problemas são fichinhas em relação aos dos outros. Mas como amizade e o diálogo são um processo de aprendizado impressionantemente, não aconteceu bem assim.
Na verdadeira, na amizade a gente abre mais os ouvidos do que a boca, a gente escuta mais do que fala, a gente se coloca no lugar do aprendiz que aprende com o outro.
Mas o mais importante de conversa não foram as lamurias de uma ladoou as de outro.O mais importante foi quando, já depois de nos desperdirmos, de cima da escadaria de acesso ao "shopping", meu amigo dispara uma história:
- Quando eu estou muito ruim eu lembro de um dia que eu vi uma kombi velha caindo aos pedaços, no meio de um engarramento cão, plena seis horas da tarde... e nela o cara colocou um adesivo bem grande: "VAI DAR TUDO CERTO".
E eu, saindo do meu lugar de "arrogante-mártire" ou "mártire-arrogante", fui para casa com as minhas sacolas plásticas de supermercado("mal sapão" !!!) reflitindo sobre a história do meu amigo. Tentei me colocar no lugar do dono daquela kombi velha... e descobri que eu não tenho uma kombi velha, a minha kombi pode a ter ser da década de oitenta(setenda na verdade!!!), mas ela esta muito bem conservada, ela é uma kombi que "dá pru gasto". É uma kombi ( ou um Fox como seria da preferência do Hélio) cheia de potencialidades, de futuro, de coisas boas para colocar em prática, de grande projetos a realizar: é uma kombi que tem tudo para chegar no seu destino e ser feliz.
Desta história ganho duas coisas: a primeira é que Deus esta sempre nos dizendo "VAI DAR TUDO CERTO" e que nós é que achamos que a nossa kombi é velha, e segunda é que escutar é muito melhor do que falar.
Ao meu amigo, que também não é "kombi velha", mas que sempre tem um adesivo bem grande pregado no pára-brisa: "VAI DAR TUDO CERTO", meu agrandecimento, primeiro, por me lembrar que eu realmente não quero aprender a dirigir, para estar em um engarramento "cão " na Avenida 13 de maio às 6 horas da tarde e segundo para dizer que a nossa amizade apesar de distante sempre esta ali, dandos os frutos que uma verdadeira amizade dá: troca, pratilha e aprendizado de vida.
Paz e bem, e menos engarramento, menos sacolas plásticas, e muitos "VAI DAR TUDO CERTO", para todos e todas.

Comentários

Olá Nixon...qt tempo! Só consegui contactar através do seu blog. Gostei muito da Komby velha...vc deveria escrever mais. Entendo a falta de tempo...mas se a gente se disciplina fica, pouco a pouco, mais fluído. E você sempre foi bom de reflexões. Seria um espaço de expressar isso de forma honesta. Abraço!
Unknown disse…
A KOMBI VELHA É UMA BOA ANALOGIA PARA A NOSSA MANIA DE VER SÓ AS APARENCIAS DAS COISAS... QUEM PASSA POR ELA ASSIM, SEM OLHAR O QUE ELA LEVA POR DENTRO, PODE ATÉ PENSAR QUE ELA REALMENTE NÃO SERVE MAIS PRA NADA!!! MAS DENTRO DELA TEM UM DIRIGENTE QUE TÁ COM TUDO EM CIMA, E NÃO PARA DE ACREDITAR QUE TUDO "VAI DAR CERTO"...É MEIO QUE NOSSA POSTURA PESSIMISTA DIANTE DA VIDA, DOS PROBLEMAS, DOS OBSTÁCULOS... A GENTE COSTUMA SEMPRE VÊ-LOS DISTORCIDOS, MAIORES DO QUE SÃO... E QUANDO OS ENFRENTAMOS, VEMOS QUE NO FINAL TUDO REALMENTE DÁ CERTO!!!! NIXON, VOCÊ TÁ SEMPRE FAZENDO A GENTE REFLETIR!!!! AMO SEUS TEXTOS!!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Dia do tradutor

BUSCA DA SIMPLICIDADE